quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mais um ponto a favor dos hemofílicos

A deputada Jaqueline Roriz (PMN), elogiou ontem a aprovação da lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a adquirir em farmácias particulares os medicamentos em falta na rede pública no prazo de 72 horas. O projeto é de autoria dos deputados Chico Leite (PT) e Raimundo Ribeiro (PSDB).
Para a deputada, a medida visa ajudar as famílias que não conseguem comprar os medicamentos para os filhos. “Como mãe, parabenizo essa iniciativa. A comunidade carente precisa muito desses remédios de alto custo. Muitas mães não têm condições de comprá-los. Esperamos agora que essa medida seja cumprida”, destacou.
A deputada por várias subiu a tribuna da Câmara Legislativa e saiu em defesa dos hemofílicos da cidade que sofrem com a falta de medicamentos na rede pública de saúde. Com o projeto o próprio paciente possa comprar o medicamento na rede particular e posteriormente solicitar o ressarcimento mediante apresentação da nota fiscal.
A deputada é autora da Lei nº 4.103/2008, que dispõe sobre os Centros Multidisciplinares de atendimento, orientação e acompanhamento de hemofílicos e portadores de doenças neuro-degenerativos. Trata-se da primeira lei criada em favor dos portadores da doença.
Com a lei em vigor, os hospitais públicos do Distrito Federal deverão instalar centros multidisciplinares de atendimento, orientação e acompanhamento, destinados aos portadores da doença. Esta, sem dúvida será uma conquista importante para os portadores e também todos envolvidos nesta luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário